Danny Silva será único amador em Vancouver
ESQUIADOR RESIDE E TRABALHA NA FINLÂNDIADos 310 atletas qualificados para os Jogos Olímpicos de Inverno, a realizar entre 12 e 28 de fevereiro, em Vancouver, no Canadá, só Danny Silva não é profissional.
O esquiador encontra-se a residir na Finlândia, para onde se mudou porque estava desempregado e depois de ter surgido um convite daquele país nórdico.
“Vim para aproveitar uma oportunidade de emprego, não porque fosse financiado para ter melhores condições de treino. Acabei por juntar o útil ao agradável”, disse à Lusa.
Em novembro de 2008, foi-lhe atribuída uma Bolsa de Solidariedade Olímpica, após candidatura apresentada ao Comité Olímpico Internacional, mas desde então diz apenas só ter recebido duas vezes.
“O pagamento devia ser feito de quatro em quatro meses, mas só recebi uma vez em Março e outra no final de Dezembro de 2009”, lamentou.
Em dezembro último, a Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDIP) informou que o apoio a Danny Silva chegou a estar suspenso, por falta de documentação apresentada pela anterior direção, mas a situação foi entretanto resolvida.
O secretário-geral do Comité Olímpico de Portugal (COP) nega que tenham sido acordadas transferências com essa periodicidade.
“Essas duas tranches são aquelas a que ele teve direito”, afirmou Marques da Silva. Este dirigente lembrou os problemas que atravessou a federação, só reconhecida nos últimos meses, e por isso a verba foi encaminhada diretamente para o atleta e não através da federação.
O secretário-geral acrescenta que o COP preparou a missão a Danny Silva, tem-lhe dado apoios pontuais nas deslocações a provas, uma vez que a federação não estava reconhecida, e nota que lhe vai fornecer equipamento e materiais para utilizar nos Jogos Olímpicos.
“Tem sido complicado ver alguma coisa”, realça o atleta, que garante não ter “nada a apontar ao COP nem a ninguém”.
No entanto, sublinha que não vive da competição e se vê obrigado a ter um emprego para garantir o sustento, o que condiciona o tempo disponível para o treino.
“Cheguei onde cheguei porque trabalhei para isso, com sacrifício pessoal. Em quatro anos, recebi oito mil euros para me preparar para estes Jogos Olímpicos”, acrescentou.
Danny Silva, de 36 anos, que já em 2006 tinha sido o único português nos Jogos Olímpicos de Inverno de Turim, está apurado para a prova de esqui dee fundo. Os mínimos foram garantidos em Agosto, na Nova Zelândia.
in Record
Se por um lado fico bastante contente por haver um Português nos Jogos Olímpicos de Inverno, por outro fico completamente envergonhado pela total falta de apoio ao nosso atleta. O único amador nos Jogos. Haja paciência novamente…